«Não é sinal de saúde estar bem adaptado a esta sociedade doente»
Jiddu Krishnamurti

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Para ti, companheiro de viagem


Não falo de palavras, nem de goivos,
mas de horas atadas ao pescoço.
Poema verdadeiro é sermos noivos:
saber tirar a pele e o caroço

ao grito entre a morte e outra morte
que nos mantenha lassos e despertos
até que venha o talhe que nos corte
e nos retire os poços e desertos.

Por isso, meu amor, o que te dou,
beijo beijado em corpo claro e vivo,
é mais que o verso que te dizem, ou
aliterante, agudo ou conjuntivo.

Colado a tudo, mesmo a contragosto,
o rio inventa o verso, e não assim
como se ao espelho visse o próprio rosto,
mas tu além-palavra, ao pé de mim.

Escrito de Memória, 1973

18 comentários:

  1. Eduarda ,tem toda a razão ... Mas eu estou aqui para ver mais uma vez este blogue que«é uma formosura ». Um belo poema de P. Tamen.
    Beijo
    Quina

    ResponderEliminar
  2. mas tu além-palavra, ao pé de mim

    Um beijo

    Isa

    ResponderEliminar
  3. Eduarda!

    Não conhecia e deliciei-me com este poema maravilhoso de Pedro Tamen.

    Obrigada
    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Eduarda

    O Pedro Tamen tem o raro dom de me fazer saborear cada palavra do poema. Obrigada pela oferta!

    Beijos

    P.S. Não é fácil lidar com anónimos que tanto podem ser pessoas tímidas, como trambolhos cobardes. Compreendo perfeitamente a tua decisão.

    ResponderEliminar
  5. Quina
    Obrigada pela partilha. Ambas publicamos aquilo que mais gostamos, verdade?
    A minha amiga escreve maravilhosamente sobre a sua Idanha,juntando-a à nossa história, mas a mim não me apetece mesmo nada, escrever sobre a Maternidade Alfredo da Costa, assim sendo, vou desenhando por aqui o que muitos escrevem e tanto me diz.
    Um beijo grande

    ResponderEliminar
  6. Isa
    "mas tu além-palavra, ao pé de mim"
    E já cá moram 34 anos!
    Um beijo grande

    ResponderEliminar

  7. Pedro Tamem é um dos poetas contemporâneos de que mais gosto.
    Este poema, que gosto muito e resolvi dedicar ao meu marido, acredito que tenha sido escrito também para um grande amor do poeta.
    Aconselho o último livro editado e já premiado
    "O Livro do Sapateiro".
    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  8. Fátima
    A ti ofereço, este poema de P.T.

    "De neve nada sei, de sol também,
    de milhares de sossegos acordados,
    da subida do teu rosto atrás dos ombros,
    da mão ardente, da vista da sacada
    nada sei.
    Ponho palavras como coisas feitas:
    só entre elas, enquanto jogam, leves,
    seu rodado sem cor nem qualidades,
    minha ciência existe, e já não minha,
    ou só tão minha como tua e delas,
    ar entre os dedos, sumo de verdades"

    E como já disse à Quina, nem sempre o que melhor sei, desta cabecinha sai.
    Sou uma "aproveitadora", mas dou aquilo que gosto.
    Um beijo muito grande

    Ps: Não acredito que sejas ingénua, ao ponto de acreditar, que há por aqui gente timída.´

    ResponderEliminar
  9. Pedro Tamem nasceu na Freguesia de Lisboa, onde eu também resolvi conhecer o mundo.
    Olhem lá a diferença, gostava de escrever como ele....... só alguns são génios.
    Pedro Tamem é um deles!

    ResponderEliminar
  10. Amiga Eduarda,
    Ainda bem que voltei, já sei qual o próximo livro a ler, embora tenha um inacabado e vários à espera.
    Tenho lido pouco, infelizmente.

    Amiga, há pouco deixei-te o meu link para o Rua do Blogstpot porque só assim posso aqui comentar.
    Não tenho a opção ID.
    Se tivesse, deixaria o link directo para a o da Wordpress.
    Vou tentar deixar ficar na assinatura.


    Espero que resulte.

    Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  11. Obrigado pelo poema, é muito bonito, assim como a fotografia.
    Um beijo pela paciência destes 34 anos em que temos caminhado lado a lado.
    Gosto muito de ti.

    ResponderEliminar
  12. Eduarda , fez-me rir quando disse que "não lhe apetece escrever sobre a Maternidade Alfredo da Costa "!! Ainda bem que tem junto de si "esse João ". Sabe ,a minha experiência diz-me que os "Joões "!são sempre muito dedicados e companheiros!!!! Digo-o porque 3 dos homens da minha vida (logo 3 ! ,veja só ...)são ,de seu nome João :o Pai (o meu Herói !), o mano (tão querido que nunca tivemos a menor briga um com o outro !!! A nossa mãe dizia que parecíamos siameses ,se um chorava ou chora o outro também ...) o sobrinho (o meu menino querido e lindo!!). Mas ,os Josés também são e ,por isso , um me atura há quase 41 anos com mais 5 de namoro ...A sua 1ª prenda foi o livro de poemas da Florbela Espanca. Por isso,acho sempre o seu blogue tão lindo ,pois também adoro poesia .
    Bem- haja pelos poemas que nos deixa .
    Bem -haja pelos belos momentos que nos proporciona..
    Um beijo
    Quina

    ResponderEliminar
  13. Eduarda

    Obrigada, do fundo do coração!

    É um poema lindíssimo de onde jorra sensibilidade plena.

    Beijos

    P.S. Que Deus te cumule de bênçãos e anos a viver com o teu João.

    ResponderEliminar
  14. Boa noite Eduarda,
    vim conhecer o seu espaço, uma amiga comum, a Ná, me falou dele.
    Gostei imenso deste poema, não conhecia.

    Beijinho,
    Ana Martins

    ResponderEliminar
  15. Quina
    Afinal parece que somos abençoadas!
    João- Apóstolo preferido de Jesus e seu seguidor incontestável.
    José - Padroeiro dos trabalhadores e segundo rezam alguns historiadores também Padroeiro da Família, (mas isto vou deixar para si).
    Parabéns também pelos seus "Joões" e pelo José que a acompanha de mão dada.
    Um beijo Grande

    ResponderEliminar
  16. Fátima
    Nenhuma estrada é infinita, mas as ilusões e as memórias, perdurarão pelo tempo.
    Bem hajas pelo desejo que me ofereces.
    Beijo grande

    ResponderEliminar
  17. Olá Ana
    Seja bem vinda ao meu cantinho.
    Já conheço a sua casa, entro lá de quando em vez, mas não é muito o meu hábito comentar, embora isso não queira dizer, que não goste, muito pelo contrário.
    Um dia destes entrarei e apresentar-me-ei.
    Um abraço e mais uma vez obrigada pela gentileza.

    ResponderEliminar
  18. E agora tu!
    Sei que não deixas de namorar o blog, até sei que gostas e também sei que não gostas de escrever.Para ti é mai fácil; dizer!
    Mas não posso deixar de te contar um segredo:
    -Adorei que tivesses refilado porque não conseguias comentar.
    Beijos

    ResponderEliminar