«Não é sinal de saúde estar bem adaptado a esta sociedade doente»
Jiddu Krishnamurti

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Reposiçao





Neste meu  périplo pelos blogs, tenho percebido, que os mesmos se dividem em variadíssimas classes, existindo um perfil que predomina e me tem obrigado a alguma reflexão. Trata-se da procura insistente do “eu superior” ou da “luz” como lhe quisermos chamar.

Ao que me parece nem toda a mudança ou tentativa da mesma se traduz num romper com o compromisso de vida que nos foi atribuído ao nascer.
Todas as possibilidades existem, nem sempre de acordo com o padrão ensinado. Embarcar na reflexão, pode ser o reconhecimento da provação em falta, da respiração suspensa, da vilanagem inconsciente, da vida de ausência ou até do silêncio perdido. Daí a necessidade de investigar.

Estou longe dessa procura, provavelmente deveria, e parece-me que a evolução, vou chamar-lhe assim, resulta duma impossibilidade durável de manter a vida real, até ali vivida.
Num piscar de olho, e de fácil entendimento, reconhece-se que o heroísmo no quotidiano, se torna violento para aquele que o pratica, pelo que resistir à pressão dos círculos próximos é difícil. Daí o encosto à espiritualidade.

Não me choca que as pessoas se queiram tornar melhores seres humanos, mas as ausências imaginadas, podem vir no sentido inverso e reclamar aquilo que no nosso dia a dia não se pratica, arrisco dizer, poder ser redutor.

Na generalidade dos casos, raramente a atitude é igual ao discurso.

7 comentários:

  1. Quando me surge Pessoa , só tenho uma exclamação . LINDDDDDDOOOOO!!!!Bem-haja por este momento
    Bj
    Quina

    ResponderEliminar
  2. Olá Quina
    Concordo, Fernando Pessoa, vale sempre a pena ler.
    Bj grande

    ResponderEliminar
  3. Eduarda

    Devo estar com algum problema de acesso ao blogger: os comentadores anteriores falam em Fernando Pessoa, mas eu não o encontro em lugar nenhum do artigo. Também é verdade que vejo um enorme quadrado preto no início do artigo.

    Mas vamos ao que dizes, que é o que importa: buscamo-nos e isso é sinal de inquietação interior. Sinal positivo. Mas é a vida prática - os actos - que traça o retrato de quem somos.

    Beijos ou

    ResponderEliminar
  4. Fátima
    No inicio do texto está de facto um filme retirado do You tube,sobre F.P. deverá ser por certo o tal quadrado preto que não consegues ver.

    Quanto ao texto é também a inquietação interior, ela aí está, a minha e a de muitos.
    Positivo para uns, para outros nem tanto.
    Um Beijo grande

    ResponderEliminar
  5. Eduarda!

    Amiga, senti como minha cada palavra escrita!
    Como seria bom se todas as pessoas fossem exactamente aquilo que dizem ser e tentam parecer!!!
    O mais grave é que não o sendo de todo, como dizes e muito bem, ainda são completamente o oposto.

    Dou-te, se me permites, um simples conselho.
    Não valorizes o que não tem valor.

    "A força dos maus é eles considerarem-se bons e vítimas dos caprichos alheios.
    Autor: Alain "

    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Olá Fernanda
    Este post é de facto uma reposição, em tempos já o tinha publicado, sendo que neste momento achei pertinente voltar a colocá-lo por aqui.
    Agradeço de coração o conselho, mas há algum tempo que fiz escolhas, para mim o joio, é mesmo joio, e o trigo alimenta-me.
    Para outros provavelmente o joio será semente o seu sustento, daí que; "Vive e deixar viver" é lema que levo a peito.
    Pela minha parte faço o que gosto, gosto do que sou e estou de bem comigo.
    Um beijinho grande

    ResponderEliminar