«Não é sinal de saúde estar bem adaptado a esta sociedade doente»
Jiddu Krishnamurti

domingo, 16 de janeiro de 2011


«Quando a bondade se mostra abertamente já não é bondade, embora possa ainda ser útil como caridade organizada ou como acto de solidariedade. Daí: «Não dês as tuas esmolas diante dos homens, para seres visto por eles». A bondade só pode existir quando não é percebida, nem mesmo por aquele que a faz; quem quer que se veja a si mesmo no acto de fazer uma boa obra deixa de ser bom; será, no máximo, um membro útil da sociedade ou zeloso membro de uma igreja. Daí: «Que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita.» »
Hannah Arendt

8 comentários:

  1. Esta é a grande verdade de um ser bon... mas, será que ainda existe bondade...Tanta hipocresía! ficção! interesse! Quem esconde a mão esquerda para dar com a direita?... A humanidade está apodreçendo cada vez mais... que lástima! Os valores herdados ou de consçiência evaporaram-se pela atmosfera... já não há santos... beijos

    ResponderEliminar
  2. Olá amiga Eduarda!

    Assim é mesmo! Nem mais nem menos!!!
    Acredito que há quem pratique o bem, mesmo sem se dar conta de que o faz. Até porque quem é bom, é-o por natureza e consequentemente não age contra natura e daí o nem se dar conta.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. António
    Que desiludido está, meu amigo!
    Ainda acredito que exista gente boa, gente com vontade de ajudar.
    Não está tudo podre, embora a militância da "caridadezinha", tenha voltado,em
    força,a sociedade no seu todo não sofre de militância hipócrita.
    Há gente diferente, valha-nos o que aprendemos e por bem não esquecemos.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Fernanda
    É frequentemente que digo:
    - Não basta darmos, é importante darmo-nos!
    Nem sempre me saio bem, mas que durmo um sono tranquilo,durmo!
    Um beijo

    ResponderEliminar
  5. Eu acredito que sim ,que ainda há gente boa , gente que na sombra ,quase na solidão trabalha para minimizar as dores alheias . A passagem do Evangelho que é citada , como quase sempre Jesus falava em parábolas , entendo-a como tal . Por isso acho que Jesus nos quis dizer que quando fazemos algo pelo nosso próximo não o devemos proclamar aos 4 ventos . Devemos ser humildes até para não ofendermos os nossos irmãos que estão carenciados.
    Quanto às caridadezinhas que agora por aí andam ,são de facto hipócritas porque quem as sugere e as praticas sabe bem que não é aí que está a resolução do problema .
    No entanto , não percamos a esperança e concordo inteiramente com a Eduarda : não devemos limitar-nos a dar ,devemos também dar-nos . O problema é que nem sempre somos entendidos
    Beijos e muita esperança ...

    ResponderEliminar
  6. Olá Quina
    Fico contente por encontrá-la de novo,cá em casa.
    Mais uma vez também concordo consigo, há o bem fazer, que é a nossa esperança, e a "caridadezinha" que é a mutilação da mesma.
    Um beijo grande

    Ps: Já deitei o olho à "Olho Azul", como estou perto se calhar um dia destes vou até lá, pode ser que eu lhes sirva para alguma coisa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Eduarda , creio que está a referir -se ao «Olho Vivo » ,senão era desculpe .
    Bjs
    Quina

    ResponderEliminar
  8. Claro que sim Quina, eu é que peço desculpas, pela troca.
    Bjs

    ResponderEliminar